A meningite é uma grave inflamação localizada nas meninges, que são as membranas responsáveis por revestir o cérebro. É causada especialmente por bactérias e pode ou não ser transmissível.
Normalmente, essa doença atinge as crianças menores de 5 anos. No entanto, também pode acometer outras faixas etárias, principalmente quando são contagiosas, como é o caso da meningite meningocócica.
Por se tratar de uma inflamação que afeta as estruturas do cérebro, a meningite precisa ser diagnosticada rapidamente para que o especialista possa indicar o melhor tratamento, evitando o agravamento de lesões que podem deixar sequelas ou levar a óbito.
Os principais sintomas da meningite são:
No caso de bebês, outros sintomas podem ser levados em consideração, como irritabilidade, moleira tensionada e choro alto e incessante.
O diagnóstico da meningite em Nova Iguaçu normalmente é feito pelo clínico geral, que por meio da avaliação dos sintomas encaminha o paciente para um neurologista.
Para uma análise mais precisa pode ser realizado um exame físico que consiste na mobilização do pescoço para verificar se a pessoa sente dor ou desconforto, uma vez que a rigidez nessa área é um dos principais sintomas.
Alguns exames complementares como urina, sangue, ou imagem podem ser solicitados quando existe a suspeita de lesões ou sequelas.
Entretanto, o mais comum e considerado padrão para a identificação da doença é a cultura do líquor, também conhecido como líquido cefalorraquidiano ou LCR, que é caracterizado pela retirada de uma amostra do LCR por intermédio de uma punção lombar.
A amostra coletada segue para laboratório, local onde irão confirmar a infecção e a causa. Embora seja necessário o procedimento, pela aparência do líquido já é possível saber se a pessoa tem ou não a doença, pois de um líquido limpo e transparente, ele se torna turvo.
Após a confirmação do diagnóstico, o paciente precisa permanecer internado para iniciar o tratamento.
O tratamento para meningite em Nova Iguaçu deve ser realizado o mais rápido possível e depende do agente causador da doença.
Normalmente, em casos de meningite bacteriana, o tratamento pode ser feito por meio da administração de antibióticos, enquanto nos casos de meningite viral, recomenda-se o uso de antivirais.
Quando o paciente apresenta meningite eosinofílica e fúngica, é indicado o uso de antimicrobianos, já que esse tipo de meningite é mais habitual em pessoas com o sistema imune mais baixo.
Além disso, o especialista pode indicar analgésicos e anti-inflamatórios para diminuir os sintomas e melhorar a qualidade de vida do paciente.
Para agendar uma consulta com médico para tratar meningite em Nova Iguaçu, basta entrar em contato com a central de atendimento do Instituto Nova Neuro, através do WhatsApp 21 96913-1313 ou clicar aqui!
Telefone: 21 3742-2264
WhatsApp: 21 96913-1313 atendimento@felipemourao.com.br
Rua Getúlio Vargas, 121, Sala 6
Nova Iguaçu - RJ
Site desenvolvido pela Agência Médico, do Grupo KOP, com todos os direitos reservados para Nova Neuro.