O termo médico para dor de cabeça é cefaleia e é qualquer incomodo que acontece nessa região do corpo e também pode atingir o pescoço ou a face. A causa geralmente está ligada a tensão muscular, problemas nos nervos, estresse, desidratação ou até pode ser sintomas de outras doenças e ter ligação com problemas com a ingestão de alimentos, bebidas ou medicações.
Essas dores fortes e persistentes também podem ser sinais de doenças intracranianas, como avc e tumores. Apesar de isso acontecer em apenas uma pequena parcela da população que não chega a 1% (atinge a marca de 0,5%), é importante procurar uma ajuda médica e fazer uma consulta quando a enxaqueca dura mais de 24 horas.
É possível dividir os principais tipos de cefaleia em primária e secundária. As primárias são as mais recorrentes e são aquelas que aparecem do nada e sem que esteja relacionada a uma doença. Nesse tipo estão as cefaleias tensionais e as enxaquecas. Essas geralmente duram de 4 até 72 horas e são combatidas facilmente com analgésicos e não causam mais prejuízos além da dor.
Já as cefaleias secundárias, possuem uma causa específica, como uma doença pré-existente, ou também uma alteração hormonais, problemas dos seios da faceou até mesmo inflamações dentárias. E requerem uma atenção especial e cuidado médico mais atento.
O médico especialista no tratamento a dores de cabeça é o neurocirurgião ou neurologista. O médico deve ser procurado quando a cefaleia aparece de forma muito frequente, quando impede que se faça atividades normais de rotina ou se tiver acompanhada de algum outro sintoma. Por mais comuns que possam ser, nesses casos a dor não deve ser ignorada por ela pode ser sinal de um problema maior e até mais grave. E quanto mais cedo o paciente conseguir o diagnóstico correto mais cedo vai conseguir atenuar esse problema.
Para tratar a dor de cabeça é preciso ter em mãos o diagnóstico de causa. O diagnóstico da cefaleia é feito de forma clínica através dos exames de imagem. Esse procedimento só acontece em casos de cefaleia secundária. Os exames como a ressonância magnética, tomografia ajudam para excluir a possibilidade de outras tipos de doença que não seja a enxaqueca.
Já o tratamento da dor de cabeça é feita com analgésicos e anti-inflamatórios nos casos mais leves. Já em quem sofre com muitas crises em um mês, é realizada a abordagem é profilática para evitar a dor com uso de antidepressivos e anticonvulsivantes em doses mais baixas do que as indicadas para o uso desses medicamentos. Outra forma de tratar a dor é evitá-la e descobrir como ela é causada. De qualquer forma uma boa alimentação, pratica de atividades físicas ajudam a diminuir as chances de obter esse incomodo.
Telefone: 21 3742-2264
WhatsApp: 21 96913-1313 atendimento@felipemourao.com.br
Rua Getúlio Vargas, 121, Sala 6
Nova Iguaçu - RJ
Site desenvolvido pela Agência Médico, do Grupo KOP, com todos os direitos reservados para Nova Neuro.