A dificuldade para dormir denominada como insônia é caracterizada pela incapacidade de adormecer, e pode se manifestar no início, meio ou fim do período de descanso. O tempo necessário para uma boa noite de sono varia de pessoa para pessoa. No entanto, a maioria das pessoas precisa de sete a oito horas de sono para acordar de bom humor.
Existem várias causas de insônia. Muitas vezes, eles estão associados a situações estressantes contínuas que deixam o corpo e a mente estressados e exaustos o tempo todo, dificultando o adormecimento ou a permanência no sono por tempo suficiente.
Muitas vezes, as pessoas associam a causa apenas à insônia de curta duração, que se manifesta momentaneamente. Muitas vezes, além dos estressores, essa insônia decorre de questões que causam desconforto pessoal.
Mudanças no ambiente em que você costuma dormir, como luz geral, temperatura ou ruído, podem causar insônia. Problemas ocasionais também podem contribuir para o distúrbio - como um trabalho estressante ou cansativo, discussões, adversidades conjugais, contratempos financeiros. Mesmo doenças temporárias, gripe, resfriado e os efeitos colaterais de tomar medicamentos que podem causar insônia.
No caso da insônia crônica, a causa está ligada a uma doença mais profunda e complexa. Distúrbios psiquiátricos ou psicológicos, como depressão e ansiedade, são causas intimamente relacionadas à insônia. Além de medicamentos prescritos, álcool ou drogas ilícitas, doenças graves que causam dor ou dificuldade para respirar também podem causar insônia.
Maus hábitos de sono a longo prazo também podem levar à insônia crônica.
Para diagnosticar a causa da dificuldade para dormir, o médico fará uma anamnese dos sintomas apresentados pelo paciente. Ele fará perguntas sobre seus padrões de sono, como quantas horas você costuma dormir, se tem problemas para adormecer e se acorda durante a noite.
Um exame físico pode ser feito para determinar se há uma condição neurológica ou médica causando insônia. Existem dois exames laboratoriais mais comuns para o diagnóstico de insônia: a polissonografia e a actigrafia.
A polissonografia é um estudo formal do sono no qual monitores são conectados ao corpo que detectam o movimento corporal, a atividade cerebral, a respiração e outras funções. Este teste também é usado após o diagnóstico para verificar se o tratamento está funcionando.
A actigrafia, por outro lado, é um monitor de longo prazo vinculado a um indivíduo dia e noite durante um período de tempo para verificar os padrões de sono relacionados ao sono e as alterações neurológicas, físicas e emocionais relacionadas ao estado de insônia.
O tratamento para dificuldade para dormir é definido de acordo com a causa da perda de sono de cada paciente, seja ela simples ou patológica.
Em casos de dificuldade para dormir sem causa patologia, o tratamento pode ser feito com uma abordagem conservadora, onde o paciente fará tarefas diárias como:
Para pacientes com patologias diagnosticadas relacionadas ao sono como ansiedade, insônia crônica, depressão, e outros, algumas medicações podem ser necessárias, sendo os mais conhecidos remédios tarja preta.
O Instituto Nova Neuro conta com médico para tratar dificuldade para dormir no RJ que oferece atendimento completo com consultas, diagnósticos e tratamentos. Para agendar uma consulta basta entrar em contato com a central de atendimento do Instituto Nova Neuro, através do WhatsApp 21 96913-1313 ou
clicar aqui!
Telefone: 21 3742-2264
WhatsApp: 21 96913-1313 atendimento@felipemourao.com.br
Rua Getúlio Vargas, 121, Sala 6
Nova Iguaçu - RJ
Site desenvolvido pela Agência Médico, do Grupo KOP, com todos os direitos reservados para Nova Neuro.