A depressão é uma doença mental crônica e recorrente que causa alterações de humor e é caracterizada por tristeza profunda e interminável, acompanhada de dor, sofrimento, decepção, desesperança, baixa autoestima e culpa, além de distúrbios do sono e do apetite.
É importante distinguir o luto mórbido do luto transitório causado por eventos difíceis e desagradáveis, mas inerentes à vida de todos, como a morte de um ente querido, a perda do emprego, desavenças amorosas, desavenças familiares, dificuldades financeiras, etc.
Diante das adversidades, as pessoas que não estão doentes sofrerão e se sentirão tristes, mas encontrarão uma maneira de superá-las. No quadro da depressão, o luto não traz trégua, mesmo sem motivo aparente. O clima era quase constante, dias seguidos. O interesse por atividades que costumavam trazer satisfação e alegria desaparece, e a pessoa não tem esperança de fazer nada para melhorar sua situação.
Juntamente com humor deprimido (sentir-se deprimido na maior parte do tempo, quase todos os dias) e anedonia (diminuição do interesse e prazer na maioria das atividades), os seguintes são sintomas de depressão:
Muitas vezes, os sinais da doença podem não ser reconhecidos a princípio. No entanto, possíveis referências a pensamentos suicidas ou auto destrutivos não devem ser ignoradas.
A depressão é uma doença causada por disfunção bioquímica do cérebro, que está relacionada a fatores genéticos. No entanto, nem todos os indivíduos geneticamente predispostos respondem da mesma forma aos fatores que desencadeiam uma crise: eventos traumáticos na infância, estresse físico e psicológico, algumas doenças sistêmicas (como o hipotireoidismo), drogas lícitas (como o álcool) e ilícitas (como o como cocaína), certos tipos de drogas (como anfetaminas).
As mulheres parecem ser mais propensas à depressão devido às flutuações hormonais, principalmente durante os anos reprodutivos.
O diagnóstico de depressão é clínico, baseado nos sintomas descritos e na história de vida do paciente. A pessoa deve ter quatro ou cinco dos sintomas acima, além de pelo menos duas semanas de humor deprimido e perda de interesse e prazer na maioria das atividades.
O tratamento para depressão é definido de acordo com o grau de complexidade clínica dos pacientes. Os casos leves geralmente respondem bem à psicoterapia. Em outros casos mais graves, efeitos negativos na vida emocional, familiar, profissional e na sociedade, sugerem o uso de antidepressivos para tirar a pessoa da crise.
Existem vários grupos dessas drogas que não causam dependência. Embora demorem a produzir efeitos (cerca de duas a quatro semanas) e possam apresentar alguns efeitos secundários, é imperativo continuar a tomá-los conforme prescrito, por vezes durante toda a vida, para evitar recaídas. Alguns casos de depressão requerem a combinação de outras classes de drogas como ansiolíticos e antipsicóticos para alcançar os efeitos necessários.
O Instituto Nova Neuro conta com médico para tratar depressão no RJ que oferece atendimento humanizado e acolhedor. Para agendar uma consulta basta entrar em contato com a central de atendimento do Instituto Nova Neuro, através do WhatsApp 21 96913-1313 ou
clicar aqui!
Telefone: 21 3742-2264
WhatsApp: 21 96913-1313 atendimento@felipemourao.com.br
Rua Getúlio Vargas, 121, Sala 6
Nova Iguaçu - RJ
Site desenvolvido pela Agência Médico, do Grupo KOP, com todos os direitos reservados para Nova Neuro.