Layout do blog

Instituto de Neurocirurgia de Nova Iguaçu - Nova Neuro

31 de outubro de 2022

O que é fibromialgia?

O que é fibromialgia

A fibromialgia é um distúrbio neurológico crônico que causa dor generalizada e aumento da sensibilidade à dor em todo o corpo. Pessoas com fibromialgia também são mais propensas a sentir fadiga, problemas de sono e distúrbios psicológicos.

A fibromialgia é uma condição mais comum em mulheres, e os primeiros sintomas geralmente aparecem na idade adulta, geralmente entre as idades de 30 e 50 anos.


O principal sintoma da fibromialgia é a dor em todo o corpo que pode estar associada a:


  • Maior sensibilidade em certas partes do corpo;
  • Fadiga excessiva;
  • Músculos rígidos;
  • Dores de cabeça;
  • Dificuldade em dormir;
  • Problemas de memória e atenção.


Em alguns casos, outros sintomas menos comuns também podem ocorrer, como formigamento nas mãos e/ou pés, dor na mandíbula ou problemas digestivos, especialmente a síndrome do intestino irritável.


O aparecimento de "névoa mental" também é relativamente comum, as pessoas têm dificuldade em pensar, que afeta a memória e a concentração. Por esse motivo, as pessoas com fibromialgia também correm maior risco de depressão ou outras doenças mentais.

O que causa a fibromialgia?

O que causa a fibromialgia

A causa exata da fibromialgia é desconhecida, no entanto, indícios apontam que a condição  pode ser causada por alterações no nível dos neurônios que influenciam a forma como o sistema nervoso percebe a dor.


Existem também fatores que parecem aumentar o risco de desenvolver fibromialgia, como:



  • Histórico familiar; 
  • Ter lúpus ou artrite reumatóide;
  • Viver em um ambiente estressante;
  • Sofrer golpes repetidos em uma parte do corpo;
  • Ter tido algum tipo de infecção viral.


Além disso, ser mulher e ter mais de 30 anos também parece ser um fator significativo nos casos de fibromialgia, embora isso possa ocorrer em pessoas de
todos os sexos e de qualquer idade.

Como é feito o diagnóstico de fibromialgia?

diagnóstico de fibromialgia

O diagnóstico de fibromialgia na grande maioria dos casos é feito por um reumatologista, médico especializado no tratamento da doença, no entanto, o diagnóstico pode ser demorado. Por esse motivo, muitas pessoas acabam desenvolvendo a doença por meses sem saber a real causa.


Isso ocorre porque não há nenhum teste que possa identificar a fibromialgia. Portanto, os médicos precisam avaliar todos os sintomas e descartar outras condições clínicas que possam apresentar sintomas semelhantes, como hipotireoidismo ou polimialgia reumática.


Os exames mais usados ​​para ajudar os médicos a fazer um diagnóstico são raios-X e exames de sangue.

Qual o tratamento para fibromialgia?

tratamento para fibromialgia

O tratamento para fibromialgia é principalmente medicamentoso, mas pode ser associado a terapia, fisioterapia, alimentação balanceada e realização de atividade física regular (que pode ser escolhido pelo próprio paciente, o qual o agrada mais).


Os medicamentos utilizados são relaxantes musculares, antidepressivos e neuromoduladores. Muitos pacientes questionam os motivos do uso desses medicamentos, principalmente os antidepressivos. Se não for totalmente esclarecido, podem ser levantadas questões sobre a origem dos seus sintomas. 


Portanto, quando utilizados, os reumatologistas devem esclarecer que esses medicamentos atuam nos mecanismos envolvidos na produção e supressão da dor e de outros sintomas da doença, independentemente do estado mental que acomete o paciente.


Quando os sintomas associados à privação do sono pioram, os medicamentos indutores ou prolongadores do sono sozinhos podem não ser suficientes, e os pacientes devem tomar medidas para melhorar a higiene do sono, como ajustar o local onde dormem. Reduza o ruído e a clareza, evite alimentos ou bebidas antes de dormir que possam piorar o sono e outras medidas.


Quando os sintomas evidentes de depressão ou ansiedade se desenvolvem, pode ser necessário acompanhamento psicológico ou mesmo psiquiátrico, dependendo da gravidade dos sintomas. Existem técnicas psicológicas, como a terapia cognitivo-comportamental, que têm se mostrado benéficas para esses pacientes.

Reumatologista para fibromialgia

Para agendar uma consulta com o médico reumatologista para fibromialgia em Nova Iguaçu, basta entrar em contato com a central de atendimento do Instituto Nova Neuro, através do WhatsApp  21 96913-1313 ou clicar aqui!

COMPARTILHE O POST

FALE COM A CLÍNICA
Traumatismo craniano deixa sequelas?
Por Instituto Nova Neuro 26 de dezembro de 2024
Sim, o traumatismo craniano pode deixar sequelas, afetando funções cognitivas, motoras e emocionais, especialmente se a lesão for grave e atingir áreas específicas do cérebro.
É possível ter uma vida normal com lúpus?
Por Instituto Nova Neuro 26 de dezembro de 2024
Sim, é possível ter uma vida normal com lúpus, desde que o tratamento seja bem feito e as orientações médicas sejam seguidas, permitindo um controle eficaz dos sintomas.
Como saber se tenho TOC?
Por Instituto Nova Neuro 26 de dezembro de 2024
Se você tem pensamentos repetitivos e sente a necessidade de realizar ações para aliviar a ansiedade, e isso afeta sua rotina, pode ser TOC.
Como funciona o tratamento da epilepsia para crianças
Por Instituto Nova Neuro 26 de dezembro de 2024
O tratamento da epilepsia para crianças inclui medicamentos anticonvulsivantes, dieta cetogênica e, em casos específicos, cirurgia, com acompanhamento médico contínuo.
Quais os sintomas de uma pessoa que está tendo um AVC?
Por Instituto Nova Neuro 26 de dezembro de 2024
Os sintomas de um AVC incluem fraqueza ou dormência de um lado do corpo, dificuldade para falar, visão embaçada e dor de cabeça intensa. Identificação precoce é crucial.
Posso ter dor crônica após a cirurgia de coluna?
Por Instituto Nova Neuro 26 de dezembro de 2024
Sim, é possível ter dor crônica após a cirurgia de coluna. Apesar do alívio para muitos, em alguns casos, a dor persiste devido a complicações ou fatores individuais.
Medicamentos para ansiedade: Quando são necessários?
Por Insituto Nova Neuro 27 de novembro de 2024
Medicamentos para ansiedade são necessários quando os sintomas afetam significativamente a qualidade de vida e abordagens como a psicoterapia não são suficientes.
Como a psicoterapia pode ajudar no tratamento da ansiedade?
Por Instituto Nova Neuro 27 de novembro de 2024
A psicoterapia trata a ansiedade identificando gatilhos emocionais, aprimorando estratégias de enfrentamento e ensinando técnicas para lidar com pensamentos e sintomas físicos.
Quando é considerado atraso no desenvolvimento infantil?
Por Insituto Nova Neuro 27 de novembro de 2024
Atraso no desenvolvimento infantil ocorre quando a criança não atinge marcos esperados, como andar, falar ou interagir, dentro da faixa etária adequada.
Cefaleia em crianças: Quando a dor de cabeça é preocupante
Por Instituto Nova Neuro 27 de novembro de 2024
A cefaleia em crianças é preocupante quando é frequente, intensa, acompanha febre, vômitos ou alterações neurológicas, ou afeta a qualidade de vida.
Mais Posts
Share by: