Instituto de Neurocirurgia de Nova Iguaçu - Nova Neuro
Como identificar mal de Alzheimer no início

Para identificar o mal de alzheimer no início é preciso estar atento aos primeiros sinais e sintomas emitidos pela doença como dificuldade em resolver problemas, dificuldade em executar tarefas corriqueiras, alteração da linguagem, perda da noção de tempo e desorientação.
Os sintomas da doença de Alzheimer são mais comuns após os 65 anos, no entanto, não é improvável que ocorram em adultos mais jovens, especialmente aqueles com histórico familiar, e podem começar a aparecer por volta dos 30 anos e são referidos como doença de Alzheimer precoce.
A doença de Alzheimer é uma doença cujo diagnóstico precoce é fundamental para retardar sua progressão, pois muitas vezes piora à medida que a demência progride.
Nos estágios iniciais da doença de Alzheimer, os principais sinais e sintomas são:
- Alterações de memória - falta de memória especialmente dificuldade em lembrar de eventos recentes, como onde você deixou as chaves de sua casa, o nome de alguém ou lugares onde esteve;
- Desorientação em locais familiares - Perdidos em ambientes familiares, como supermercados, cinemas, casas de familiares ou amigos;
- Decisão - Dificuldade em tomar decisões simples, como planejar cozinhar ou o que comprar;
- Repetição - Repetir as mesmas informações ou fazer as mesmas perguntas;
- Desânimo - Perda de vontade de realizar atividades diárias ou laser;
- Mudança comportamental - o paciente muitas vezes torna-se mais agressivo ou ansioso;
- Ansiedade;
- Demora - Mais tempo para as atividades diárias.
Nesta fase inicial as alterações de memória são para a situação mais recente, enquanto a memória da situação antiga permanece normal, dificultando a percepção de que pode ser um sinal de doença de Alzheimer.
Como é feito o diagnóstico de Alzheimer no início?

Para diagnosticar o Alzheimer no início é importante consultar um médico especialista como o neurologista, por exemplo, para avaliar a história clínica do paciente e observar os sinais e sintomas da doença notados. Além disso, são necessários exames como ressonância magnética, tomografia computadorizada e exames de sangue para avaliar a saúde do paciente por um todo.
Testes de memória e cognitivos, como mini exames do estado mental, testes de fichas, testes do relógio e testes de fluência verbal, também são realizados para avaliar a extensão dos sintomas apresentados, permitindo uma classificação mais precisa do estágio da doença em que a pessoa se encontra.
Qual o tratamento para mal de alzheimer?

O tratamento para mal de Alzheimer é feito principalmente com o uso de medicamentos para reduzir os sintomas da doença e conter o avanço (o máximo possível), para maior bem-estar e qualidade de vida do paciente.
Entre os principais remédios para alzheimer estão:
- Donepezila;
- Rivastigmina;
- Galantamina;
- Memantina;
- Ansiolíticos;
- Antidepressivos;
- Antipsicóticos.
Como não há cura a doença deve ser tratada por toda a vida, e é normal que os indivíduos dependam de outras pessoas para as tarefas diárias, como comer, escovar os dentes ou tomar banho, por isso é importante ter cuidadores nas proximidades para ajudar e evitar que os pacientes corram perigo.
Médico que trata mal de alzheimer
Para agendar uma consulta com o médico que trata mal de Alzheimer em Nova Iguaçu, basta entrar em contato com a central de atendimento do Instituto Nova Neuro, através do WhatsApp 21 96913-1313 ou
clicar aqui!