Instituto de Neurocirurgia de Nova Iguaçu - Nova Neuro
Quais os sintomas de um AVC?

Os sintomas de um AVC são principalmente fraqueza de um lado do corpo, desequilíbrio e tontura, alterações na sensibilidade, sorriso torto, dores de cabeça fortes e persistentes, alteração ou perda de visão, dificuldade para falar, e dificuldade para engolir.
Os sintomas de um acidente vascular cerebral (AVC), também conhecido como acidente vascular cerebral ou acidente vascular cerebral, podem aparecer de uma hora para outra, e se manifestam de formas diferentes dependendo de qual parte do cérebro é afetada.
No entanto, os sintomas de AVC (acidente vascular cerebral) variam de acordo com o tipo, que pode ser isquêmico ou hemorrágico.
Um acidente vascular isquêmico ocorre quando uma ou mais artérias são bloqueadas por aterosclerose, trombose ou embolia, resultando em circulação sanguínea insuficiente para uma área do cérebro. Geralmente ocorre em pessoas idosas, pessoas com diabetes, colesterol alto, pressão alta, problemas nos vasos sanguíneos e fumantes.
Um acidente vascular hemorrágico é caracterizado por sangramento no cérebro devido a pressão alta, problemas de coagulação sanguínea ou ruptura de uma artéria ou vaso sanguíneo devido a trauma. Pode ocorrer em adultos jovens e tem um curso mais grave.
Sintomas de AVC isquêmico

Os sintomas de AVC isquêmico são:
- Perda repentina de força muscular e/ou visão;
- Dormência na face, braços ou pernas;
- Comunicação oral (fala arrastada) e dificuldade de compreensão;
- Tontura;
- Formigamento em um lado do corpo;
- Alterações de memória.
Sintomas de AVC hemorrágico

Os sintomas de AVC hemorrágico são:
- Dor de cabeça súbita;
- Edema cerebral;
- Aumento da pressão intracraniana;
- Náusea e vômito;
- Déficit neurológico causado pelo AVC isquêmico;
- Sangramento cerebral.
Como diagnosticar um AVC?

O diagnóstico de AVC geralmente é feito por serviços médicos de emergência com base na análise de sintomas e resultados de exames de imagem, como tomografia computadorizada e ressonância magnética do cérebro e ultrassom das artérias vertebrais e carótidas, que fornecem sangue para o cérebro os vasos sanguíneos angiografia, um método radiológico de estudar o interior dos vasos sanguíneos.
O objetivo desses recursos é determinar a causa (bloqueio ou sangramento), localização, extensão e gravidade da lesão para que o tratamento imediato possa ser feito. Durante esse estágio inicial, outros testes diagnósticos também são frequentemente usados para avaliar os pulmões e o coração para descartar a possibilidade de que os sintomas estejam relacionados a artérias bloqueadas nesses órgãos.
Como tratar um AVC?

O tratamento do AVC começa com trombolíticos e anticoagulantes que reduzem a extensão da lesão. A cirurgia pode ser necessária para remover um coágulo ou êmbolo (endarterectomia), aliviar a pressão no cérebro ou revascularizar veias ou artérias danificadas. Recursos terapêuticos podem ajudar a restaurar a função, o movimento e a fala, por isso o paciente deve ser submetido a esses procedimentos. Quanto mais cedo forem aplicados, melhor o efeito.
O Instituto Nova Neuro conta com profissionais altamente qualificados e tecnologia de ponta para tratar pacientes com AVC, para agendar uma consulta basta entrar em contato com a central de atendimento através do WhatsApp 21 96913-1313 ou
clicar aqui!