O TDAH é um distúrbio neurobiológico que se caracteriza principalmente pela desatenção, inquietude intensa e impulsividade. A doença geralmente aparece na infância, mas os sintomas mais visíveis começam na escola. Isso porque esse é o momento em que esses sujeitos são motivados a interagir e usar o raciocínio para resolver problemas.
O TDAH é classificado em três tipos diferentes, sendo eles:
Ansiedade e depressão são algumas das comorbidades que as pessoas com TDAH podem experimentar. Nesses casos, a presença de doença mental é frequentemente comum, principalmente no contexto de abuso de álcool e outras drogas na adolescência.
Pesquisas apontam algumas causas do TDAH como a suscetibilidade genética e alterações nos neurotransmissores (dopamina e norepinefrina) que criam conexões entre os neurônios nas regiões frontais do cérebro, como as principais causas do transtorno de déficit de atenção. Alguns estudos sugerem que fatores ambientais e neurológicos podem estar envolvidos, mas ainda não há consenso sobre o tema.
O diagnóstico de TDAH em Nova Iguaçu é feito em grande parte dos casos a partir da avaliação clínica. Os sintomas devem aparecer na infância, ou seja, antes dos 7 anos, e geralmente notados em pelo menos dois ambientes diferentes (casa, escola, lazer, trabalho) por pelo menos 6 meses. Eles também devem ser responsáveis pela desregulação e mudanças comportamentais que dificultam a conexão e o desempenho dos pacientes nas mais diversas situações.
Muitas vezes, embora presente desde o nascimento, o problema se torna aparente no primeiro ano de escola e deve ser diagnosticado por um especialista de acordo com os critérios estabelecidos pelo DSM.IV.
Diagnósticos precoces podem levar a falsos diagnósticos, exigindo instruções de medicação desnecessárias.
O tratamento para TDAH em Nova Iguaçu depende da presença de comorbidades ou outros distúrbios relacionados. Basicamente, inclui psicoterapia e prescrição de metilfenidato (Ritalina), um medicamento psicoestimulante e antidepressivo. Devido aos desequilíbrios pedagógicos e comportamentais associados ao TDAH, as crianças podem necessitar do atendimento de uma equipe multidisciplinar.
Geralmente, os efeitos benéficos das drogas aparecem em poucas semanas, enquanto os efeitos adversos, insônia, perda de apetite, dor abdominal e dor de cabeça – são leves e ocorrem no início do tratamento, antes que o corpo tenha desenvolvido tolerância ao sexo das drogas.
A Nova Neuro conta com médico especialista em TDAH em Nova Iguaçu para tratamento de casos simples e complexos. Para agendar uma consulta basta entrar em contato com a central de atendimento através do WhatsApp 21 96913-1313 ou
clicar aqui!
Telefone: 21 3742-2264
WhatsApp: 21 96913-1313 atendimento@felipemourao.com.br
Rua Getúlio Vargas, 121, Sala 6
Nova Iguaçu - RJ
Site desenvolvido pela Agência Médico, do Grupo KOP, com todos os direitos reservados para Nova Neuro.