Instituto de Neurocirurgia de Nova Iguaçu - Nova Neuro
Quanto tempo dura uma crise de lombalgia?

A crise aguda de lombalgia pode durar de quatro a seis semanas, o tempo vai variar de acordo com a causa e intensidade da dor.
A dor na coluna é, em regra, um sintoma passageiro, que desaparece em poucos dias, porém sempre que for persistente, muito intensa, ou repentina, pode indicar alguma patologia mais grave, de modo que o médico neurologista especialista em coluna deve ser consultado.
A lombalgia (dor lombar na região localizada ao final da coluna) afeta cerca de 80% da população do planeta, e é considerada uma doença multifatorial, isso porque ela pode ter várias causas.
Alguns hábitos como a obesidade, o sedentarismo, realizar esforço intenso e repetitivo, são fatores de risco para a dor lombar. Além disso, a dor na região lombar pode ser desencadeada por outras doenças como inflamações e infecções, hérnia de disco, osteoporose, artrose, artrite, entre outras.
O que provoca a lombalgia?

Os motivos da lombalgia são muito variados.É uma condição muito comum e pode ser ocasionada por patologias simples, como as causas posturais, ou até mais complexas, como tumores. De qualquer modo, se a lombalgia incomoda e limita as atividades do dia a dia, o ideal é buscar por acompanhamento médico para investigar a origem da dor, e realizar o melhor tratamento.
As principais causas da lombalgia são:
- Sobrepeso;
- Postura Inadequada;
- Estresse;
- Sedentarismo;
- Excesso de Exercício Físico;
- Nervo ciático;
- Hérnia de Disco;
- Estenose do Canal Lombar.
Como prevenir a dor lombar?

A coluna vertebral é o eixo central do corpo humano, e é responsável por duas funções principais no organismo: a sustentação do peso e a mobilidade, por isso, as estruturas que compõe a coluna (vértebras e discos intervertebrais) sofrem muita pressão, e essa sobrecargas pode ocasionar a dor e, com o tempo, o desgaste destas estruturas, sendo essa situação a maior responsável pela lombalgia.
Para prevenir que isso ocorra, é essencial que o paciente realize o fortalecimento e o alongamento dos músculos localizados na coluna e no abdômen, pois são eles que ajudam as estruturas da coluna a suportar o peso do corpo, diminuindo a pressão realizada sobre ela.
Deste modo, os hábitos de manter o corpo ativo, realizando exercícios físicos regularmente, atentando-se sempre a boa postura, combinado com uma alimentação saudável, são métodos eficientes de prevenir a dor lombar.
Para os pacientes que já apresentaram quadros de dor lombar, pode ser eficiente o tratamento por um fisioterapeuta, ou a realização de sessões de RPG para evitar novas crises. Em casos de crise de lombalgia, o tratamento que seu médico pode prescrever é o uso de medicações como relaxantes musculares, analgésicos ou anti-inflamatórios para aliviar a dor, compressas quentes também podem auxiliar em dias de dor intensa.
Médico para tratar lombalgia em Nova Iguaçu
O Instituto de Nova Neuro conta com médico para tratar lombalgia em Nova Iguaçu com anos de experiência no cuidado com a saúde da coluna vertebral.
Para agendar uma consulta basta entrar em contato com a central de atendimento através do WhatsApp 21 96913-1313 ou
clicar aqui!