O tratamento deve ser iniciado e introduzido devagar e em baixa dose, porque os efeitos colaterais, inclusive dos exercícios, no paciente fibromiálgico, é muito mais intenso.
O primeiro pilar do tratamento de fibromialgia, a medicação, é realizada através de remédios específicos para tratar a doença, conhecidos como neuromoduladores. Trabalham de forma analgésica e, além de tirar a dor, também melhoram o sistema inibitório da dor, fazendo com que a hipersensibilização seja amenizada de forma medicamentosa.
O segundo pilar do tratamento da fibromialgia é a atividade física, a modalidade e a intensidade devem ser decididas em consenso do paciente com o médico, o fisioterapeuta e o educador físico. A musculatura do paciente não está doente, mas vem sofrendo com dores constantes, e o ideal é encontrar uma atividade que ele consiga realizar sem sofrimento e com regularidade.
Por fim, o terceiro pilar do tratamento é a psicoeducação. O paciente precisa entender o que é a doença, e aprender a conviver com ela. Conscientizar-se que, apesar de muito dolorida, é uma patologia benigna que não traz perigo de vida, além de ser completamente controlável com o tratamento correto. No tocante à fibromialgia, não se fala em cura, mas sim em controle, porque é uma doença funcional.
O sintoma mais característico da fibromialgia é a dor generalizada por todo o corpo, que dura mais de três meses (conhecida como dor crônica). A fadiga também é muito presente no paciente fibromiálgico, que relata sentir cansaço por todo o dia, inclusive logo após acordar. Além disso, é possível apresentar sintomas relacionados à irritabilidade, estresse, alteração do sono, depressão e ansiedade.
A fibromialgia é uma doença multifatorial e seu diagnóstico é clínico. Isso significa que vários fatores podem levar o paciente a desenvolver a fibromialgia, porém, não há exames que consigam comprová-la e o diagnóstico fica a cargo do médico.
É uma doença mais presente na população feminina, e ocorre em decorrência de uma alteração no sistema nervoso central, que faz com que o paciente seja mais sensível à dor. Porém, outras situações também incentivam o aparecimento da fibromialgia, como o sedentarismo, o sobrepeso, tensão, estresse e fatores hereditários.
Em regra, o aparecimento da doença é lento e progressivo, por isso é uma patologia de difícil diagnóstico, porém, eventualmente pode se manifestar repentinamente, em casos de pacientes que apresentam estresse pós-traumático, estejam em fase de luto, ou tenham vivenciado situações extremamente tensas.
O Instituto Nova Neuro conta com médico para tratar fibromialgia em Nova Iguaçu referência em atendimento de excelência. Para agendar uma consulta basta entrar em contato com a central de atendimento através do WhatsApp (21) 96913-1313 ou
clicar aqui!
Nova Iguaçu
Rua Getúlio Vargas, 121 - sala 806 - Centro
Nova Iguaçu - RJ, 26255-090
WhatsApp: (21) 96913-1313
Telefone: (21) 37422264
contato@institutonovaneuro.com.br
Barra da Tijuca
Av. das Américas, 4790 - Sala 232 - Barra da Tijuca, Rio de Janeiro - RJ, 22260-102
WhatsApp: (21) 96913-1313
Telefone: (21) 3170-2334
contato@institutonovaneuro.com.br
Site desenvolvido pela Agência Médico, do Grupo KOP, com todos os direitos reservados para Nova Neuro.