Layout do blog

Instituto de Neurocirurgia de Nova Iguaçu - Nova Neuro

13 de março de 2023

Como começam os sintomas de meningite?

Como começam os sintomas de meningite

Os sintomas da meningite começam com indisposição e resfriado. Normalmente os sinais iniciais da doença são febre e dor de cabeça, seguidos pelo sintoma mais característico da meningite: a rigidez na nuca.

Em alguns casos de meningite bacteriana, os sintomas iniciam em menos de 24h após a infecção, porém, o tempo de incubação (tempo que pode demorar para os sintomas de meningite se manifestarem após a contaminação) pode se prolongar por até 14 dias.



O ideal é iniciar o tratamento dentro de 24h a 48h após a contaminação, pois os sintomas podem evoluir rapidamente e levar o paciente a óbito.

Os principais sintomas da meningite são:


  • Rigidez na nuca – dificuldade de tocar o queixo no tórax;
  • Dor de cabeça forte e frequente;
  • Febre Alta;
  • Falta de apetite;
  • Irritação;
  • Náuseas e vômitos;
  • Tontura e confusão mental;
  • Sensibilidade ao som e a luz.


Caso o paciente apresente manchas vermelhas, parecidas com hematomas, significa aque a infecção já está se espalhando pelo organismo, e deve ser tratada com máxima urgência.


Em caso de bebês menores de um ano, são sintomas da meningite comuns a irritabilidade e a gemência (a criança não apresenta sinais físicos de dor, como febre, mas continua gemendo), e, em alguns casos o abaulamento (enrijecimento) da moleira.


A meningite acomete, principalmente, as pessoas que têm o sistema imunológico mais frágil. Por isso, os grupos de risco da meningite são crianças menores de cinco anos, idosos, e pessoas que estejam com o sistema imunológico comprometido em decorrência de algum tratamento médico.

Por que a meningite é tão perigosa?

Por que a meningite é tão perigosa

A meningite é perigosa pois se trata da inflamação da membrana que envolve o cérebro e parte da coluna, chamada meninge. Tendo em vista a grande importância que o cérebro exerce sobre todo o corpo, a meningite, quando não tratada a tempo, pode levar o paciente à morte, ou deixá-lo com graves sequelas.



A doença pode ocorrer pela infecção por vírus, tratando-se da forma menos grave, cujo tratamento é realizado com analgésicos e antitérmicos; ou pode se desenvolver pela contaminação por bactérias, que é a situação mais perigosa e que se desenvolve rapidamente, cujo tratamento é realizado com antibióticos. Em casos mais raros, a meningite pode se manifestar em decorrência de fungos ou parasitas


Além de trazer risco de óbito, a meningite pode deixar o paciente com sequelas, como: perda, total ou parcial, da visão ou da audição; paralisia; atraso de desenvolvimento; epilepsia; problemas de memória e concentração; dificuldade de aprendizagem; e até levar a amputação de membros, em decorrência de problemas de coagulação, nos casos mais graves.

Como prevenir a meningite?

Como prevenir a meningite

Para previnir a meningite é preciso se vacinar. A aplicação da vacina ocorre em duas doses, sendo a primeira aos três e a segunda aos cinco meses de idade. Após isso, é realizada duas doses de reforço, uma aos 12 meses de idade e a outra já no início da adolescência, entre os 11 e 14 anos.



Além da vacinação, uma vez que a meningite é transmitida pelas vias respiratórias, quando ocorre o contato com a mucosa da pessoa infectada (como através de espirro, tosse ou beijo), outra medida que ajuda na prevenção da doença é manter bons hábitos de higiene, como a higienização frequente das mãos.

Médico para tratar meningite em Nova Iguaçu

Para agendar uma consulta com um médico para tratar meningite em Nova Iguaçu, basta entrar em contato com a central de atendimento do Instituto Nova Neuro, através do WhatsApp  21 96913-1313 ou clicar aqui!

COMPARTILHE O POST

FALE COM A CLÍNICA
Traumatismo craniano deixa sequelas?
Por Instituto Nova Neuro 26 de dezembro de 2024
Sim, o traumatismo craniano pode deixar sequelas, afetando funções cognitivas, motoras e emocionais, especialmente se a lesão for grave e atingir áreas específicas do cérebro.
É possível ter uma vida normal com lúpus?
Por Instituto Nova Neuro 26 de dezembro de 2024
Sim, é possível ter uma vida normal com lúpus, desde que o tratamento seja bem feito e as orientações médicas sejam seguidas, permitindo um controle eficaz dos sintomas.
Como saber se tenho TOC?
Por Instituto Nova Neuro 26 de dezembro de 2024
Se você tem pensamentos repetitivos e sente a necessidade de realizar ações para aliviar a ansiedade, e isso afeta sua rotina, pode ser TOC.
Como funciona o tratamento da epilepsia para crianças
Por Instituto Nova Neuro 26 de dezembro de 2024
O tratamento da epilepsia para crianças inclui medicamentos anticonvulsivantes, dieta cetogênica e, em casos específicos, cirurgia, com acompanhamento médico contínuo.
Quais os sintomas de uma pessoa que está tendo um AVC?
Por Instituto Nova Neuro 26 de dezembro de 2024
Os sintomas de um AVC incluem fraqueza ou dormência de um lado do corpo, dificuldade para falar, visão embaçada e dor de cabeça intensa. Identificação precoce é crucial.
Posso ter dor crônica após a cirurgia de coluna?
Por Instituto Nova Neuro 26 de dezembro de 2024
Sim, é possível ter dor crônica após a cirurgia de coluna. Apesar do alívio para muitos, em alguns casos, a dor persiste devido a complicações ou fatores individuais.
Medicamentos para ansiedade: Quando são necessários?
Por Insituto Nova Neuro 27 de novembro de 2024
Medicamentos para ansiedade são necessários quando os sintomas afetam significativamente a qualidade de vida e abordagens como a psicoterapia não são suficientes.
Como a psicoterapia pode ajudar no tratamento da ansiedade?
Por Instituto Nova Neuro 27 de novembro de 2024
A psicoterapia trata a ansiedade identificando gatilhos emocionais, aprimorando estratégias de enfrentamento e ensinando técnicas para lidar com pensamentos e sintomas físicos.
Quando é considerado atraso no desenvolvimento infantil?
Por Insituto Nova Neuro 27 de novembro de 2024
Atraso no desenvolvimento infantil ocorre quando a criança não atinge marcos esperados, como andar, falar ou interagir, dentro da faixa etária adequada.
Cefaleia em crianças: Quando a dor de cabeça é preocupante
Por Instituto Nova Neuro 27 de novembro de 2024
A cefaleia em crianças é preocupante quando é frequente, intensa, acompanha febre, vômitos ou alterações neurológicas, ou afeta a qualidade de vida.
Mais Posts
Share by: