Em alguns casos de meningite bacteriana, os sintomas iniciam em menos de 24h após a infecção, porém, o tempo de incubação (tempo que pode demorar para os sintomas de meningite se manifestarem após a contaminação) pode se prolongar por até 14 dias.
O ideal é iniciar o tratamento dentro de 24h a 48h após a contaminação, pois os sintomas podem evoluir rapidamente e levar o paciente a óbito.
Os principais sintomas da meningite são:
Caso o paciente apresente manchas vermelhas, parecidas com hematomas, significa aque a infecção já está se espalhando pelo organismo, e deve ser tratada com máxima urgência.
Em caso de bebês menores de um ano, são sintomas da meningite comuns a irritabilidade e a gemência (a criança não apresenta sinais físicos de dor, como febre, mas continua gemendo), e, em alguns casos o abaulamento (enrijecimento) da moleira.
A meningite acomete, principalmente, as pessoas que têm o sistema imunológico mais frágil. Por isso, os grupos de risco da meningite são crianças menores de cinco anos, idosos, e pessoas que estejam com o sistema imunológico comprometido em decorrência de algum tratamento médico.
A meningite é perigosa pois se trata da inflamação da membrana que envolve o cérebro e parte da coluna, chamada meninge. Tendo em vista a grande importância que o cérebro exerce sobre todo o corpo, a meningite, quando não tratada a tempo, pode levar o paciente à morte, ou deixá-lo com graves sequelas.
A doença pode ocorrer pela infecção por vírus, tratando-se da forma menos grave, cujo tratamento é realizado com analgésicos e antitérmicos; ou pode se desenvolver pela contaminação por bactérias, que é a situação mais perigosa e que se desenvolve rapidamente, cujo tratamento é realizado com antibióticos. Em casos mais raros, a meningite pode se manifestar em decorrência de fungos ou parasitas
Além de trazer risco de óbito, a meningite pode deixar o paciente com sequelas, como: perda, total ou parcial, da visão ou da audição; paralisia; atraso de desenvolvimento; epilepsia; problemas de memória e concentração; dificuldade de aprendizagem; e até levar a amputação de membros, em decorrência de problemas de coagulação, nos casos mais graves.
Para previnir a meningite é preciso se vacinar. A aplicação da vacina ocorre em duas doses, sendo a primeira aos três e a segunda aos cinco meses de idade. Após isso, é realizada duas doses de reforço, uma aos 12 meses de idade e a outra já no início da adolescência, entre os 11 e 14 anos.
Além da vacinação, uma vez que a meningite é transmitida pelas vias respiratórias, quando ocorre o contato com a mucosa da pessoa infectada (como através de espirro, tosse ou beijo), outra medida que ajuda na prevenção da doença é manter bons hábitos de higiene, como a higienização frequente das mãos.
Para agendar uma consulta com um médico para tratar meningite em Nova Iguaçu, basta entrar em contato com a central de atendimento do Instituto Nova Neuro, através do WhatsApp 21 96913-1313 ou
clicar aqui!
Telefone: 21 3742-2264
WhatsApp: 21 96913-1313 atendimento@felipemourao.com.br
Rua Getúlio Vargas, 121, Sala 6
Nova Iguaçu - RJ
Site desenvolvido pela Agência Médico, do Grupo KOP, com todos os direitos reservados para Nova Neuro.