Pessoas que foram vítimas de abuso sexual não devem sentir medo ou vergonha de procurar por ajuda. O trauma vivenciado é enorme, e raramente consegue ser tratado sem o auxílio de um profissional qualificado. O paciente que sofreu abuso sexual, além dos problemas psicológicos iminentes, também pode desenvolver quadros de ansiedade, depressão, transtorno pós-traumático, transtornos alimentares e até levar a vítima a tentar suicido.
A vítima do abuso sexual não deve ter receio ou vergonha de realizar o tratamento psicológico, pois somente ele pode minimizar os impactos causados pelo trauma vivenciado, evitando a evolução do quadro de saúde da paciente para algo muito mais grave.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 20% das mulheres são vítimas de abuso sexual, sendo que metade das vítimas conheciam seu agressor. Ainda, segundo a OMS, a violência sexual contra mulheres é problema de saúde pública, pois, além de causar incontáveis danos psicológicos à vítima, ainda pode levar a gestações indesejadas, abortos induzidos, problemas ginecológicos e infecções sexualmente transmissíveis.
Nos estudos realizados pela OMS, restou demonstrado que a violência sexual ainda acarreta em varias outras complicações como: fibromialgia; dor de cabeça, abdominal e nas costas; distúrbios gastrointestinais e problemas de saúde em geral, além de levar ao aumento do consumo de tabagismo e álcool.
Vários fatores levam a vítima a se sentir culpada pelo abuso, e isso é uma construção social. Culpam a roupa que ela estava vestindo, o lugar que estava frequentando, as pessoas que estavam em sua companhia, as atitudes e escolhas que fez antes de sofrer violência.
O fato de a vítima se sentir culpada ante situações de abuso sexual é bastante recorrente. Várias são as campanhas de incentivo e conscientização que frisam “a culpa não é da vítima”, porém, internamente, o sentimento de culpa, vergonha e frustração é muito comum em casos de abuso.
Em casos que o agressor é conhecido da vítima, ela ainda precisa lidar com a manipulação do criminoso, o qual, por muitas vezes, ocupa um papel de autoridade na vida dela (como pai, avô, tio, padrinho, professor, etc.), e se aproveita de um momento de vulnerabilidade emocional para distorcer a realidade perante a vítima, fazendo com que ela se sinta culpada pela violência, e mais, afirmando que ninguém acreditaria caso ela contasse.
O tratamento psicológico ajuda quem sofreu abuso sexual a enfrentar seus traumas e entender seu lugar naquela situação: o de vítima! Não há qualquer argumento que seja capaz de culpá-la pelo crime ocorrido.
Cada ser humano é único, e reage de uma forma singular ao tratamento realizado, porém, é importante esclarecer que a clínica psicológica é um local seguro, de acolhimento e tratamento, no qual o único objetivo é ajuda-la a superar este desafio, devolvendo qualidade de vida, autoestima e confiança à vítima de abuso sexual.
O atendimento psicológico para vítima de abuso sexual em Nova Iguaçu é realizado pelo Instituto Nova Neuro, uma clínica médica referência no cuidado e na prevenção da saúde psicológica. Para agendar uma consulta basta entrar em contato com a central de atendimento através do WhatsApp 21 96913-1313 ou
clique aqui!
Telefone: 21 3742-2264
WhatsApp: 21 96913-1313 atendimento@felipemourao.com.br
Rua Getúlio Vargas, 121, Sala 6
Nova Iguaçu - RJ
Site desenvolvido pela Agência Médico, do Grupo KOP, com todos os direitos reservados para Nova Neuro.