Layout do blog

Instituto de Neurocirurgia de Nova Iguaçu - Nova Neuro

31 de outubro de 2022

Qual o tratamento para sonambulismo?

tratamento para sonambulismo

O principal método de tratamento para sonambulismo é a base de medicação, principalmente com remédios que diminuem o estresse e a ansiedade, e ajudam no relaxamento, permitindo que o paciente descanse mais profundamente.

O tratamento do sonambulismo só é necessário se os episódios forem frequentes e podem colocar o paciente em risco de acidente ou constrangimento. Nesses casos, provou-se útil recorrer a medicamentos que combatem estados de estresse e ansiedade e afetam os padrões de sono, incluindo benzodiazepínicos e certos antidepressivos. 


Técnicas de relaxamento e psicoterapia também podem ajudar a controlar doenças que ainda não foram curadas.


Por exemplo, episódios de sonambulismo associados a condições como apneia do sono, doença do refluxo gastroesofágico e febre respondem bem quando a condição subjacente é tratada adequadamente.

Como diagnosticar o sonambulismo?

Como diagnosticar o sonambulismo

Para diagnosticar o sonambulismo o médico leva em consideração os relatos dos pacientes e de quem convive com eles. Os resultados da polissonografia e do EEG (eletroencefalograma) são dados importantes para conclusão do diagnóstico.

Polissonografia

A polissonografia é um exame indolor responsável por avaliar a qualidade do sono e identificar complicações. É indicado principalmente para pessoas com sonolência excessiva, ronco agravado e insônia frequente. 


O teste dura uma noite de sono e pode ser realizado em um laboratório dedicado ou até mesmo no conforto da sua casa.

Eletroencefalograma

O eletroencefalograma (EEG) é um exame que avalia a atividade cerebral espontânea com eletrodos colocados no couro cabeludo de um paciente. O exame é Simples e indolor de executar. 


O procedimento dura cerca de 30 minutos, mas em indicações clínicas para convulsões, é recomendado longa duração com tempo de 1 hora.

O EEG analisa todo o registro para identificar períodos de vigília, sonolência e o sono espontâneo do paciente, através da análise gráfica da atividade elétrica do cérebro, que permite a elaboração de um laudo conclusivo.

O que causa o sonambulismo?

O que causa o sonambulismo

A causa do sonambulismo ainda é desconhecida. Sabe-se que se manifesta mais em homens, e certos fatores podem aumentar o risco de desenvolver a doença. Destes, vale destacar o componente genético, pois vários casos ocorrem em membros de uma mesma família.


Em crianças, o distúrbio pode estar associado ao processo de maturação do cérebro e geralmente desaparece com o crescimento. Geralmente, em adultos, esses eventos se repetem ao longo de vários anos e, na maioria dos casos, são desencadeados por altos níveis de estresse físico e mental.


Outros gatilhos para o sonambulismo são: privação do sono (noites sem dormir), distúrbios psiquiátricos (depressão e ansiedade), distúrbios respiratórios (apneia do sono, asma), febre, consumo de álcool e outras drogas, drogas que interferem nos mecanismos do sono. Bexiga, ruído, temperatura desagradável, etc.

Médico para tratar sonambulismo

Para agendar uma consulta com o médico para tratar sonambulismo em Nova Iguaçu, basta entrar em contato com a central de atendimento do Instituto Nova Neuro, através do WhatsApp  21 96913-1313 ou clicar aqui!

COMPARTILHE O POST

FALE COM A CLÍNICA
Traumatismo craniano deixa sequelas?
Por Instituto Nova Neuro 26 de dezembro de 2024
Sim, o traumatismo craniano pode deixar sequelas, afetando funções cognitivas, motoras e emocionais, especialmente se a lesão for grave e atingir áreas específicas do cérebro.
É possível ter uma vida normal com lúpus?
Por Instituto Nova Neuro 26 de dezembro de 2024
Sim, é possível ter uma vida normal com lúpus, desde que o tratamento seja bem feito e as orientações médicas sejam seguidas, permitindo um controle eficaz dos sintomas.
Como saber se tenho TOC?
Por Instituto Nova Neuro 26 de dezembro de 2024
Se você tem pensamentos repetitivos e sente a necessidade de realizar ações para aliviar a ansiedade, e isso afeta sua rotina, pode ser TOC.
Como funciona o tratamento da epilepsia para crianças
Por Instituto Nova Neuro 26 de dezembro de 2024
O tratamento da epilepsia para crianças inclui medicamentos anticonvulsivantes, dieta cetogênica e, em casos específicos, cirurgia, com acompanhamento médico contínuo.
Quais os sintomas de uma pessoa que está tendo um AVC?
Por Instituto Nova Neuro 26 de dezembro de 2024
Os sintomas de um AVC incluem fraqueza ou dormência de um lado do corpo, dificuldade para falar, visão embaçada e dor de cabeça intensa. Identificação precoce é crucial.
Posso ter dor crônica após a cirurgia de coluna?
Por Instituto Nova Neuro 26 de dezembro de 2024
Sim, é possível ter dor crônica após a cirurgia de coluna. Apesar do alívio para muitos, em alguns casos, a dor persiste devido a complicações ou fatores individuais.
Medicamentos para ansiedade: Quando são necessários?
Por Insituto Nova Neuro 27 de novembro de 2024
Medicamentos para ansiedade são necessários quando os sintomas afetam significativamente a qualidade de vida e abordagens como a psicoterapia não são suficientes.
Como a psicoterapia pode ajudar no tratamento da ansiedade?
Por Instituto Nova Neuro 27 de novembro de 2024
A psicoterapia trata a ansiedade identificando gatilhos emocionais, aprimorando estratégias de enfrentamento e ensinando técnicas para lidar com pensamentos e sintomas físicos.
Quando é considerado atraso no desenvolvimento infantil?
Por Insituto Nova Neuro 27 de novembro de 2024
Atraso no desenvolvimento infantil ocorre quando a criança não atinge marcos esperados, como andar, falar ou interagir, dentro da faixa etária adequada.
Cefaleia em crianças: Quando a dor de cabeça é preocupante
Por Instituto Nova Neuro 27 de novembro de 2024
A cefaleia em crianças é preocupante quando é frequente, intensa, acompanha febre, vômitos ou alterações neurológicas, ou afeta a qualidade de vida.
Mais Posts
Share by: