A pessoa bipolar apresenta sintomas geralmente opostos, que são divididos em episódios de mania e de depressão, e, alguns episódios podem apresentar sintomas mistos. Estes episódios podem durar por dias ou meses.
Os episódios de mania: o sintoma mais característico da bipolaridade fazem com que o bipolar aja como se estivesse com excesso de energia. É comum a pessoa se comportar de forma eufórica, de modo que a reação não é proporcional com a situação; ter momentos de aumento de energia, quando não para de se mexer, apresenta a fala e os pensamentos acelerados, podendo até deixar o paciente desorganizado e confuso.
Além disso, é muito comum durante os episódios de mania, o bipolar agir com impulsividade exagerada, hipersexualidade, caracterizada por desinibição com aumento do contato social, comportamento inadequado e provocativo, aumento da libido e erotização, e até apresentar alguns comportamentos paranóicos.
Por outro lado, quando o paciente bipolar está em um episódio de depressão, os sintomas que se manifestam são praticamente o oposto da fase de mania. A depressão, nesses casos, é caracterizada com uma tristeza desproporcional, lentidão no pensamento e raciocínio, dificuldade de sentir prazer em atividades que gostava antes, delírio e alucinações.
Os sintomas depressivos são mais comuns que os de mania, porém são os sintomas de mania que indicam o diagnóstico do transtorno bipolar e não de outros transtornos mentais.
Em alguns casos, os pacientes que são diagnosticados com o transtorno bipolar podem ter sintomas de psicose, que se caracteriza pela perda de contato com a realidade, tanto durante os episódios de mania, no qual os delírios são relacionados à grandeza, quando durante os episódios de depressão, quando são relacionados a tristeza, inclusive ocorrendo alucinações.
O transtorno de bipolaridade não é uma mera instabilidade de humor. O paciente que sofre com essa doença transita por picos de euforia e vales de depressão que podem causar prejuízo na sua vida cotidiana, se não tratada adequadamente. Por isso não se pode banalizar o termo, uma vez que é um transtorno mental muito grave, porém, que tem tratamento bastante eficiente.
O tratamento para o transtorno de bipolaridade é realizado com medicamentos denominados estabilizadores de humor, que fazem com que o paciente volte a ter a oscilação de humor comum como qualquer ser humano. Em alguns casos, a depender dos sintomas, pode ser ministrado conjuntamente com o estabilizador de humor, o remédio antipsicótico.
Com o tratamento adequado, o paciente pode permanecer estável por anos, e voltar a ter uma vida comum. Tratando-se como uma pessoa que possui uma doença crônica.
O paciente que possui o diagnóstico consolidado de bipolaridade não costuma responder bem à retirada da medicação. Por isso, é possível que quem tem transtorno bipolar precise tomar remédio para toda a vida, pois o estabilizador de humor deve ser ministrado inclusive quando o paciente se sentir bem, para evitar novas crises.
O transtorno de bipolaridade é uma doença bastante grave, pode vir acompanhado de outras doenças como: ansiedade generalizada, dependência de drogas e álcool, hipertensão e dislipidemia (presença elevada de gordura no sangue). Além disso, apresente elevada taxa de suicídio, por isso deve ser tratada com um médico psiquiatra assim que começarem a aparecer os sintomas.
O Instituto Nova Neuro conta com médico especialista em bipolaridade em Nova Iguaçu, para agendar uma consulta basta entrar em contato com a central de atendimento, através do WhatsApp (21) 96913-1313 ou
clicar aqui!
Telefone: 21 3742-2264
WhatsApp: 21 96913-1313 atendimento@felipemourao.com.br
Rua Getúlio Vargas, 121, Sala 6
Nova Iguaçu - RJ
Site desenvolvido pela Agência Médico, do Grupo KOP, com todos os direitos reservados para Nova Neuro.