Layout do blog

Instituto de Neurocirurgia de Nova Iguaçu - Nova Neuro

13 de março de 2023

Quais os sintomas de uma pessoa bipolar?

sintomas de uma pessoa bipolar

Os principais sintomas de uma pessoa bipolar além das variações de humor, são diminuição da disposição para a vida, sono, retração e isolamento, tristeza, falta de ânimo para realizar atividades e pensamentos pessimistas.

A pessoa bipolar apresenta sintomas geralmente opostos, que são divididos em episódios de mania e de depressão, e, alguns episódios podem apresentar sintomas mistos. Estes episódios podem durar por dias ou meses.


Os episódios de mania: o sintoma mais característico da bipolaridade fazem com que o bipolar aja como se estivesse com excesso de energia. É comum a pessoa se comportar de forma eufórica, de modo que a reação não é proporcional com a situação; ter momentos de aumento de energia, quando não para de se mexer, apresenta a fala e os pensamentos acelerados, podendo até deixar o paciente desorganizado e confuso.


Além disso, é muito comum durante os episódios de mania, o bipolar agir com impulsividade exagerada, hipersexualidade, caracterizada por desinibição com aumento do contato social, comportamento inadequado e provocativo, aumento da libido e erotização, e até apresentar alguns comportamentos paranóicos.


Por outro lado, quando o paciente bipolar está em um episódio de depressão, os sintomas que se manifestam são praticamente o oposto da fase de mania. A depressão, nesses casos, é caracterizada com uma tristeza desproporcional, lentidão no pensamento e raciocínio, dificuldade de sentir prazer em atividades que gostava antes, delírio e alucinações.


Os sintomas depressivos são mais comuns que os de mania, porém são os sintomas de mania que indicam o diagnóstico do transtorno bipolar e não de outros transtornos mentais.


Em alguns casos, os pacientes que são diagnosticados com o transtorno bipolar podem ter sintomas de psicose, que se caracteriza pela perda de contato com a realidade, tanto durante os episódios de mania, no qual os delírios são relacionados à grandeza, quando durante os episódios de depressão, quando são relacionados a tristeza, inclusive ocorrendo alucinações.


O transtorno de bipolaridade não é uma mera instabilidade de humor. O paciente que sofre com essa doença transita por picos de euforia e vales de depressão que podem causar prejuízo na sua vida cotidiana, se não tratada adequadamente. Por isso não se pode banalizar o termo, uma vez que é um transtorno mental muito grave, porém, que tem tratamento bastante eficiente.

Qual o tratamento para o transtorno de bipolaridade?

tratamento para o transtorno de bipolaridade

O tratamento para o transtorno de bipolaridade é realizado com medicamentos denominados estabilizadores de humor, que fazem com que o paciente volte a ter a oscilação de humor comum como qualquer ser humano. Em alguns casos, a depender dos sintomas, pode ser ministrado conjuntamente com o estabilizador de humor, o remédio antipsicótico.


Com o tratamento adequado, o paciente pode permanecer estável por anos, e voltar a ter uma vida comum. Tratando-se como uma pessoa que possui uma doença crônica.


O paciente que possui o diagnóstico consolidado de bipolaridade não costuma responder bem à retirada da medicação. Por isso, é possível que quem tem transtorno bipolar precise tomar remédio para toda a vida, pois o estabilizador de humor deve ser ministrado inclusive quando o paciente se sentir bem, para evitar novas crises.


O transtorno de bipolaridade é uma doença bastante grave, pode vir acompanhado de outras doenças como: ansiedade generalizada, dependência de drogas e álcool, hipertensão e dislipidemia (presença elevada de gordura no sangue). Além disso, apresente elevada taxa de suicídio, por isso deve ser tratada com um médico psiquiatra assim que começarem a aparecer os sintomas.

Especialista em bipolaridade em Nova Iguaçu

O Instituto Nova Neuro conta com médico especialista em bipolaridade em Nova Iguaçu, para agendar uma consulta basta entrar em contato com a central de atendimento, através do WhatsApp (21) 96913-1313 ou clicar aqui!

COMPARTILHE O POST

FALE COM A CLÍNICA
Traumatismo craniano deixa sequelas?
Por Instituto Nova Neuro 26 de dezembro de 2024
Sim, o traumatismo craniano pode deixar sequelas, afetando funções cognitivas, motoras e emocionais, especialmente se a lesão for grave e atingir áreas específicas do cérebro.
É possível ter uma vida normal com lúpus?
Por Instituto Nova Neuro 26 de dezembro de 2024
Sim, é possível ter uma vida normal com lúpus, desde que o tratamento seja bem feito e as orientações médicas sejam seguidas, permitindo um controle eficaz dos sintomas.
Como saber se tenho TOC?
Por Instituto Nova Neuro 26 de dezembro de 2024
Se você tem pensamentos repetitivos e sente a necessidade de realizar ações para aliviar a ansiedade, e isso afeta sua rotina, pode ser TOC.
Como funciona o tratamento da epilepsia para crianças
Por Instituto Nova Neuro 26 de dezembro de 2024
O tratamento da epilepsia para crianças inclui medicamentos anticonvulsivantes, dieta cetogênica e, em casos específicos, cirurgia, com acompanhamento médico contínuo.
Quais os sintomas de uma pessoa que está tendo um AVC?
Por Instituto Nova Neuro 26 de dezembro de 2024
Os sintomas de um AVC incluem fraqueza ou dormência de um lado do corpo, dificuldade para falar, visão embaçada e dor de cabeça intensa. Identificação precoce é crucial.
Posso ter dor crônica após a cirurgia de coluna?
Por Instituto Nova Neuro 26 de dezembro de 2024
Sim, é possível ter dor crônica após a cirurgia de coluna. Apesar do alívio para muitos, em alguns casos, a dor persiste devido a complicações ou fatores individuais.
Medicamentos para ansiedade: Quando são necessários?
Por Insituto Nova Neuro 27 de novembro de 2024
Medicamentos para ansiedade são necessários quando os sintomas afetam significativamente a qualidade de vida e abordagens como a psicoterapia não são suficientes.
Como a psicoterapia pode ajudar no tratamento da ansiedade?
Por Instituto Nova Neuro 27 de novembro de 2024
A psicoterapia trata a ansiedade identificando gatilhos emocionais, aprimorando estratégias de enfrentamento e ensinando técnicas para lidar com pensamentos e sintomas físicos.
Quando é considerado atraso no desenvolvimento infantil?
Por Insituto Nova Neuro 27 de novembro de 2024
Atraso no desenvolvimento infantil ocorre quando a criança não atinge marcos esperados, como andar, falar ou interagir, dentro da faixa etária adequada.
Cefaleia em crianças: Quando a dor de cabeça é preocupante
Por Instituto Nova Neuro 27 de novembro de 2024
A cefaleia em crianças é preocupante quando é frequente, intensa, acompanha febre, vômitos ou alterações neurológicas, ou afeta a qualidade de vida.
Mais Posts
Share by: