Layout do blog

Instituto de Neurocirurgia de Nova Iguaçu - Nova Neuro

31 de outubro de 2022

Como tratar dor na coluna?

Como tratar dor na coluna

O tratamento para dor na coluna é realizado de acordo com a causa da dor, podendo ser feito com medicação, infiltração e cirurgia. As principais causas de dor na coluna são hérnia de disco, nervo ciático e estenose do canal lombar.

Nos casos em que a dor na coluna prejudica as funcionalidade do paciente, medicações para coluna podem ser prescritas para reduzir a dor até que o tratamento ideal, como fisioterapia ou cirurgia, seja administrado.


Os medicamentos que podem ser usados ​​para controlar a dor podem ser analgésicos simples, anti-inflamatórios, relaxantes musculares, corticosteróides, analgésicos neuropáticos, analgésicos opióides ou mesmo injeções hospitalares.


Os medicamentos para aliviar esse desconforto serão prescritos com base na avaliação do especialista.


  • Analgésicos - Bloqueiam os nervos que causam sensações de dor. Para condições como dor no pescoço, dor lombar ou até mesmo hérnia de disco, esses medicamentos podem ajudar a reduzir a dor, especialmente se o desconforto se espalhar para outras articulações, como pernas ou braços;
  • Anti-inflamatórios - funcionam, especialmente quando há trauma muscular ou articular. A inflamação é a resposta do corpo à tentativa de controlar e reparar a dor, como um golpe ou até mesmo um osso quebrado. Esses medicamentos controlam a condição, reduzindo o inchaço, a vermelhidão e o calor na área dolorida.
  • Corticosteróides - são usados ​​para tratar doenças autoimunes, como artrite e osteoartrite. Esses medicamentos são semelhantes aos hormônios produzidos pelo organismo, como cortisol e aldosterona, por isso sua prescrição deve ser controlada;
  • Relaxante muscular - indicado para pacientes com problemas agudos de coluna e paralisia cerebral para reduzir a dor e controlar os espasmos musculares. No entanto, doenças crônicas também podem ser aplicadas a esse medicamento.

Infiltração para tratar dor na coluna

Infiltração para tratar dor na coluna

A infiltração para tratar dor na coluna, também conhecida como bloqueio espinhal, é um procedimento que inclui o tratamento de várias condições e patologias que afetam as estruturas musculoesqueléticas e neurais da coluna. O objetivo principal é minimizar a dor e a inflamação, restaurando assim a qualidade de vida do paciente.


O procedimento pode ser realizado em toda a extensão da coluna, desde as regiões cervical, torácica e lombar até o sacro e o cóccix. O procedimento é realizado por via percutânea (sem incisão) usando uma seringa e agulha para ser o menos invasivo possível. O medicamento é aplicado na área onde o paciente sente dor, a “raiz” do problema.

Quando a infiltração na coluna é indicada?

A infiltração na coluna é indicada para tratar:



  • Hérnia de disco lombar;
  • hérnia de disco cervical;
  • Dor nas costas;
  • Dor cervical;
  • Dor no cóccix;
  • Osteófitos (bico de papagaio);
  • estenose do canal lombar;
  • Estenose cervical.

Cirurgia para dor na coluna

Cirurgia para dor na coluna

A cirurgia para dor na coluna é indicada onde o tratamento conservador, medicamentoso ou de infiltração apresenta falhas e o paciente sente dor constante. 


Existem vários tipos de cirurgia e o próprio médico deve explicar e discutir as melhores opções com o paciente. As cirurgias podem ser feitas com as abordagens:



  • Videoendoscópico - A cirurgia pode ser feita com videoendoscópio que utiliza-se um aparelho com câmera de vídeo, chamado de videoendoscópio; 
  • Nucleotomia - utiliza-se uma sonda inserida através da agulha na pele; 
  • Fixação dinâmica - ou estabilização da coluna lombar, onde a inserção é responsável por Implantes que normalizam a função mecânica da coluna; 
  • Artrodese - Procedimento que utiliza parafusos, hastes e espaçadores para fixar as vértebras da coluna; radiofrequência, também com agulhas; 
  • Vertebroplastia - técnica que injeta cimento ósseo para reparação de vértebras fraturadas; 
  • Cirurgias minimamente invasivas - procedimento com agulhas e outros instrumentos de incisão mínima.

Especialista em dor na coluna

Para agendar uma consulta com um médico especialista em coluna em Nova Iguaçu, basta entrar em contato com a central de atendimento do Instituto Nova Neuro, através do WhatsApp  21 96913-1313 ou clicar aqui e escolher melhor dia e horário para o seu atendimento.

COMPARTILHE O POST

FALE COM A CLÍNICA
Traumatismo craniano deixa sequelas?
Por Instituto Nova Neuro 26 de dezembro de 2024
Sim, o traumatismo craniano pode deixar sequelas, afetando funções cognitivas, motoras e emocionais, especialmente se a lesão for grave e atingir áreas específicas do cérebro.
É possível ter uma vida normal com lúpus?
Por Instituto Nova Neuro 26 de dezembro de 2024
Sim, é possível ter uma vida normal com lúpus, desde que o tratamento seja bem feito e as orientações médicas sejam seguidas, permitindo um controle eficaz dos sintomas.
Como saber se tenho TOC?
Por Instituto Nova Neuro 26 de dezembro de 2024
Se você tem pensamentos repetitivos e sente a necessidade de realizar ações para aliviar a ansiedade, e isso afeta sua rotina, pode ser TOC.
Como funciona o tratamento da epilepsia para crianças
Por Instituto Nova Neuro 26 de dezembro de 2024
O tratamento da epilepsia para crianças inclui medicamentos anticonvulsivantes, dieta cetogênica e, em casos específicos, cirurgia, com acompanhamento médico contínuo.
Quais os sintomas de uma pessoa que está tendo um AVC?
Por Instituto Nova Neuro 26 de dezembro de 2024
Os sintomas de um AVC incluem fraqueza ou dormência de um lado do corpo, dificuldade para falar, visão embaçada e dor de cabeça intensa. Identificação precoce é crucial.
Posso ter dor crônica após a cirurgia de coluna?
Por Instituto Nova Neuro 26 de dezembro de 2024
Sim, é possível ter dor crônica após a cirurgia de coluna. Apesar do alívio para muitos, em alguns casos, a dor persiste devido a complicações ou fatores individuais.
Medicamentos para ansiedade: Quando são necessários?
Por Insituto Nova Neuro 27 de novembro de 2024
Medicamentos para ansiedade são necessários quando os sintomas afetam significativamente a qualidade de vida e abordagens como a psicoterapia não são suficientes.
Como a psicoterapia pode ajudar no tratamento da ansiedade?
Por Instituto Nova Neuro 27 de novembro de 2024
A psicoterapia trata a ansiedade identificando gatilhos emocionais, aprimorando estratégias de enfrentamento e ensinando técnicas para lidar com pensamentos e sintomas físicos.
Quando é considerado atraso no desenvolvimento infantil?
Por Insituto Nova Neuro 27 de novembro de 2024
Atraso no desenvolvimento infantil ocorre quando a criança não atinge marcos esperados, como andar, falar ou interagir, dentro da faixa etária adequada.
Cefaleia em crianças: Quando a dor de cabeça é preocupante
Por Instituto Nova Neuro 27 de novembro de 2024
A cefaleia em crianças é preocupante quando é frequente, intensa, acompanha febre, vômitos ou alterações neurológicas, ou afeta a qualidade de vida.
Mais Posts
Share by: